• William Rosa

Vou casar, e agora?


Dicas de como começar a planejar o seu casamento, lista de convidados, escolha dos fornecedores, orçamentos e muito mais. Clique e saiba tudo!

ensaio fotográfico de casal

Você noivou e o pedido de casamento foi lindo, mas agora você não sabe por onde começar a planejar o grande dia? E sim, essa é uma das principais dúvidas de muitas noivas. Se você está lendo isso é por que talvez você tenha alguma dúvida também. Então leia este post, pois tenho certeza que com essas dicas você pode começar a organizar o dia do seu casamento em pequenos passos, principalmente se você é uma pessoa que valoriza o tempo. Bora lá!

Primeiro passo?

Definam a data do casamento. O ideal é que não seja muito em cima para que possam fazer tudo com calma e atenção nos mínimos detalhes, evitando o stress que a correria por si só causa.

Escolheram a data?

Agora vocês começam a planejar oficialmente e a organizar tudo o que querem ter e fazer no dia do seu casamento. Principalmente, a contratar os fornecedores. Essa é uma parte muito importante de todo casamento, pois vocês precisam contratar profissionais confiáveis, competentes e de qualidade. Se você não sabe quais são os principais fornecedores e itens do casamento, veja a seguir.

Assessoria de casamento

Contratar ou não uma assessoria de casamento? Essa é uma decisão exclusivamente sua. Utilizando toda a sua experiência, a assessoria de casamento se dedicará em te auxiliar no evento como um todo, dando todas as coordenadas para que você realize o casamento dos sonhos, enquanto tem o privilégio de ficar mais despreocupada para cuidar de você, do seu noivo e da vida no geral. Eu, particularmente, penso que é essencial!

Mas se você prefere e gostaria de estar à frente de todos os detalhes do seu grande dia e não pretende contratar um cerimonial para te acompanhar desde o começo do planejamento, você pode contratá-lo apenas para o dia do evento. Assim a equipe de cerimonialistas cuidam de toda a organização e recepção, enquanto você só tem a preocupação de ficar linda e deslumbrante para o tão aguardado “sim”.

Vamos escolher os convidados?

Em minha humilde opinião, uma das partes mais tensas de todo o planejamento, sem dúvidas é a lista de convidados. Mas, uma dica, não se apegue fielmente a lista nesta fase inicial, pois com certeza você vai fazer alguns ajustes e alterações ao decorrer do tempo. Porém, tenha uma estimativa de quantos convidados serão, por que isso vai contar muito na hora de contratar o local do evento, o buffet e as demais coisas que você deseja ter no seu casamento.

Local do Evento - Cerimônia e Festa

Sítio, igreja, praia, fazenda, salão, campo... onde você pretende realizar a cerimônia e a festa? Será no mesmo ambiente? O que combina mais com a história do casal? Vá respondendo essas perguntas e se possível anote tudo em um papel.

Se você já tem em mente uma decoração específica, veja se o local do evento comporta bem essa decoração, pois assim fica mais fácil a decisão de escolha, não só em relação ao estilo de casamento, mas em relação a escolha dos fornecedores.

Buffet

Bem, agora os comes e bebes. Vocês precisam escolher o menu. Lembre-se que todo buffet faz anteriormente uma degustação, assim você consegue decidir melhor o que será servido a seus convidados. Atenção ao tipo de cardápio ideal para o clima, horário, local e tipo de evento.

Padrinhos e Madrinhas

Chegou a hora de separar padrinhos e madrinhas do restante dos convidados, porque nós sabemos que para esses casais, há aquele convite especial personalizado perguntando se eles aceitam ser os padrinhos dessa união. Daí então vocês farão outro convite para os demais convidados.

Decoração

A decoração transmite a essência do casal. Vai muito além de ser algo para impressionar familiares e amigos. Esse não é o objetivo. A decoração é uma forma de abraço e de acolhimento dos noivos para seus amigos e familiares. É a marca deles, sua identidade. Existem vários estilos diferentes, como o clássico, o hipster, o vintage e outros. É importante encontrar o/a profissional que escute o desejo do casal e faça isso com amor, transformando o sonho dos noivos em realidade.

Doces, Bolos e Bem-Casados

Falou em doce já dá uma animada! rsrs Inúmeros são os profissionais que trabalham com eles. Defina a quantidade por convidado e a partir disso peça um orçamento. Uma visita no local também é super válida. Assim você consegue degustar alguns docinhos e aprovar não só a embalagem e o visual, mas o mais importante de todos, o paladar.

Foto e Filme

Eu diria que é a fatia do bolo. E não estou dizendo isso só por que eu sou um fotógrafo especializado em casamentos e sim porque aqui estou me referindo ao registro histórico documental do seu casamento. Registrar o resultado de anos de espera, a felicidade, a vitória após tantas lutas, as verdades, os amigos, os afetos, as famílias. Quem não quer relembrar tudo isso deste momento único?! Todos os meus casais têm uma enorme vontade de recordar e de mostrar como foi o seu casamento para outras pessoas (amigos e familiares), e isso é sensacional! Ver meu trabalho emocionando todos os envolvidos, é uma grande alegria! Então, nunca deixe esses dois profissionais por último em seu planejamento, e escolha por qualidade, por criatividade, por feeling e não por preço. Às vezes o barato sai caro, e não é essa a lembrança que você quer ter neste grande dia não é mesmo?!

Atrações

Chamo de atrações tudo aquilo que vai divertir os convidados durante a tão esperada festa. É nessa hora que você deve cogitar um orçamento específico e cotar com diversos profissionais. DJ, bandas, cabine fotográficas, danças específicas, etc. Um momento de descontração para familiares e amigos. Dê uma atenção especial a isso também e anime sua balada particular!

Brindes

Uma coisa que TODO MUNDO gosta de ganhar, principalmente se esse brinde for algo super personalizado e que vai fazer as pessoas se lembrarem sempre que foram impactadas por esses “mimos”, além de ser uma forma de agradecer a presença neste dia tão especial. Mas, atenção! Não substitua aquilo que é muito importante para vocês (o vestido de noiva dos sonhos, o álbum fotográfico do casamento,...) pelos brindes. ;)

Estes foram os fornecedores fundamentais que vocês precisam procurar no início do planejamento. Mas não são apenas eles. Há ainda o buquê, o vestido de noiva, o traje do noivo, o porta-alianças, a maquiagem e o penteado, etc.

Espero que tenha curtido este post! Se gostou, compartilha com seus amigos que também estão noivos. Até o próximo!

Abraço!

 

Fotógrafo de Casamentos no Rio de Janeiro, em todo Brasil e no exterior.

© Todos os direitos reservados | Copyright William Rosa - Lugar Para Dois

 

#madrinhas #fotosdeamor #fotosdecasal #cerimoniadecasamento #instagram #fotoefilmagemdecasamento #fotoefilmagemdecasamentoriodejaneiro #equipedefotografiaefilmagem #noivasdobrasil #noivinha2019 #noivinha2020 #blognoivas #blogdenoiva #blogdenoivas #blogdecasamentos #blogdecasamento #blogparanoivas #blog #planejandocasamento #weddingplanner #planejamentodecasamento #fotografiaefilmagemdecasamentoriodejaneiro #cerimôniadecasamento #álbumdecasal #fotografodecasamentobarradatijuca #fotografodecasamentoriodejaneiro #fotografodecasamentorj #fotografodecasamentonoriodejaneiro #fotografoespecialistaemcasamento #contamoshistóriasdeamor #apaixonadosporfotos #ensaiodecasal #prewedding #preweddingriodejaneiro #ensaiopreweddingriodejaneiro #ensaioprewedding #ensaiopreweddingbarradatijuca #casamentoluxo #casamentoeredessociais #casamentonoinstagram #casamentonofacebook #noivosnoinstagram #sitedecasamento #siteparanoivos #preweddingrj #assessoriadecasamento #assessoriadecasamentorj #cerimonialistadecasamentorj #zankyou #especialistaemcasamento #noivatatuada #noivostatuados #ensaiodecasaltatuado #noivotatuado #ensaiofotográficodecasaltatuado #fotosdetatuados #adventureprewedding #trilheiros #trekking #tilha #couplego #letsgo #trip #engagedsession #wildcouple #adventurelovestories #elopementlove #engagedlife #mywed #lovestories #destinationpreweddingphotographer #destinationphotographer #destinationphotography #lugarparadois #casamentoeaventura #photoefilm #editorialdenoiva #bohobrides #bohobride #boho #bohobrideseditorial #noivaboho #editorialnoiva #editorialdefotosriodejaneiro #editorialdenoivasemguaratiba #editorialemguaratiba

4 visualizações0 comentário
fotografo-de-casamento-barra-da-tijuca.j