• William Rosa

Sobre cair e levantar


Olá!


Hoje é domingo. Um lindo domingo de sol. Tirei um tempinho para reflexão e quero compartilhar com você algumas coisas sobre nossas emoções. Não sou psicólogo nem especialista no assunto. Se necessário, recomendo a busca por uma leitura ou a conversa com um profissional da área. Este texto, como disse, é uma reflexão, um ensaio. Pode chamar de sabedoria popular se quiser. rsrs Mas, espero que seja útil para uma reflexão bem lúcida.

Primeiramente preciso dizer que eu acredito que, em grande parte, nos tornamos mais fortes emocionalmente depois de cairmos e nos levantarmos. Sim. Todos temos momentos de quedas. Todos passamos por isso quando aprendemos a andar, por exemplo. Quem um dia aprendeu a andar de bicicleta, provavelmente também já caiu. A queda é um risco inerente a quem está de pé. Mas, após cair, nos levantamos e continuamos a caminhar. Pois, a vida é isso né? Seguir em frente, permanecer vivo, até o último suspiro, quando viver não será mais uma opção possível.

Creio também que, depois da queda, não levantamos as mesmas pessoas. Levantamos no mínimo mais experientes. Mas, todos caímos e todos podemos aprender com as quedas.

Entretanto, em algumas de nossas quedas, sentimos mais dificuldade de continuar andando. São momentos mais escuros. E eu também acredito que, em grande parte também, tudo o que impede o caminhar está ligado ao nosso emocional. A forma como vemos as coisas e pessoas, a forma como nos envolvemos e somos envolvidos, impacta nossas emoções servindo como graxa ou areia para as engrenagens que movimentam nossa vida.

A forma como reagimos a cada situação revela nossa fé e nossa positividade, ou a falta delas. Revela do que somos feitos. E descobrir o que atrapalha nossa fé e positividade é importante, pois tudo isso precisa ser cortado de nossa vida, ou pelo menos, muito minimizado.

Trabalhar para eliminar a negatividade é uma tarefa diária, pois ela pode atrapalhar a caminhada, afastar pessoas e bloquear sua caminhada em direção aos seus objetivos. Sua fé e positividade devem preencher este espaço em sua jornada.

Muitas pessoas ao cair, não fazem nada, pela crença de que nada pode ser feito. Essa negatividade que se entrega e não acredita em mais nada, acredita então que nada pode ser feito. E por isso, não faz nada para mudar. Logo, ela fica presa no tempo espaço (tipo a série DARK, para quem já assistiu rsrs). Ela para na vida.

A pessoa reponde à situação com uma apatia, por não conseguir ver uma luz no fim do túnel, nem o lado bom das coisas. Consequentemente, ela não consegue contribuir em nada para a solução dos problemas.

Mas, o que é preciso pensar, por mais difícil que seja, é que talvez haja outras possibilidades. É preciso crer e caminhar. Cada pensamento, escolha e ação determina quem estamos nos tornando. Consequentemente, a pessoa que nos tornamos determinará a qualidade de vida que teremos.

Opa! Então, chegamos num ponto importante!! A pessoa que estou me tornando, é mais importante do que aquilo que estou fazendo. Porém, aquilo que estou fazendo determina quem estou me tornando. Há um sistema de responsabilização. E a responsabilidade é toda minha.


Deixo claro que não quero aqui retirar a importância da mão amiga, da solidariedade ou da compaixão. De forma alguma! Todos precisamos dar e receber isso, ao longo da caminhada. A mão amiga pode nos ajudar a levantar e em alguns casos, precisamos de uma mãozinha profissional também.

Mas é bom ressaltar também que, em todos os casos, com mão amiga ou não, com ajuda ou não, com profissional ou não, uma coisa é certa para todos. Sem desejo de caminhar, sem vontade, ninguém caminha, por mais ajuda que receba. Permanecer vivo é questão também de escolha. Em alguns casos não é fácil. Mas, mesmo nos casos mais aterradores, querer levantar e caminhar é uma decisão nossa.

Há casos muito específicos que a pessoa quer, mas não tem qualquer força. Ela precisa ser restabelecida para que esse fôlego de vida retorne para suas narinas. Ela precisará realmente de uma rede de apoio para isso. Mas, também chegará num ponto em que continuar caminhando será sua decisão.

Toda história de sucesso conhecida foi construída por pessoas que decidiram caminhar. Que se doaram totalmente. Que tiveram uma disposição além da média. Que caminhavam buscando a vitória enquanto fracassavam em suas tentativas. Seguiam com sua expectativa positiva, com sua fé, ainda que tudo apresentasse o contrário. Pessoas que seguiram aquela frase conhecida, atribuída por uns a Jean Cocteau e por outros a Mark Twain: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.”

Mas William, aonde você quer chegar? Se ainda não ficou claro pra você, vou colocar de forma mais explícita. Cair, levantar e tornar a caminhar é um processo que faz parte da vida. Mas, enquanto cair não é uma opção, levantar e caminhar, são nossas opções. Você já caiu e cairá outras vezes, até o final de sua vida. Mas, você pode abreviar sua existência se, em alguma dessas quedas, você decidir não andar mais, recebendo ajuda ou não.

Posso citar Zygmunt Bauman falou em entrevista certa vez:

“Não temos ainda uma visão de longo prazo, e nossas ações consistem principalmente em reagir às crises mais recentes, mas as crises também estão mudando. Elas também são líquidas, vêm e vão, uma é substituída por outra, as manchetes de hoje amanhã já caducam, e as próximas manchetes apagam as antigas da memória, portanto, desordem, desordem.

Ou ainda Ludwig Wittgenstein: “Compreender é saber como seguir adiante."

Acho que estamos perdendo isso. Não sabemos como prosseguir. Mas, quero te dizer que, se não corrêssemos riscos, não existiriam grandes conquistas. Não perca sua fé! Não perca sua positividade. Viver com dúvida é a grande certeza de que, em algum momento, você vai parar e morrer antes do tempo. Levantar ou permanecer caído não tem nada a ver com o tamanho do problema, mas com aquilo que você acredita e com a imagem que você tem de si mesmo. Coloque sua fé no futuro almejado e não nos problemas ao redor ou no que pode dar errado.

Não sei no que você acredita. Respeito as pessoas e suas crenças. Eu acredito no Deus, pai de Jesus. Sei que, crer nele, não me isenta de cair. Crer nele não me isenta de me machucar. Crer nele não me isenta de talvez não querer me levantar. Mas, sei que Ele está lá.

Creio no texto que diz: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.” Salmos 23:6

Mas, talvez Deus não seja alvo da sua fé. Ainda assim, não deixo de te dizer que, ele estará lá contigo, creia nele ou não. E também não posso deixar de te dizer, que você precisa caminhar. Se você é gente, passará por quedas e espinhos. Mas, só vai! A vida é um presente.

Só quem cai e entende a dor, compreende e ajuda os outros em suas quedas. Um dia você também poderá ajudar outros que cairão no caminho. Então levanta. Levanta diferente! Levanta melhor! Começa a caminhar sentindo dor. Mas caminha. Não tem fórmula para andar. A fórmula é começar a dar um passo de cada vez. E isso, você aprendeu quando era pequeno.

Está com medo? Vai com medo mesmo! Levanta e dê o primeiro passo de volta para a jornada dessa vida linda e importante que você recebeu. Sim! Você é importante!


Desejo todo o sucesso, felicidade e amor do mundo pra você! Deus te abençoe!

Carinhosamente,

William.



Se quiser nos contratar para fotografar e filmar seu casamento, e quem sabe também fazer um ensaio incrível, solicite as informações agora mesmo clicando AQUI:


Fotógrafo de Casamentos no Rio de Janeiro, em todo Brasil e no exterior.

© Todos os direitos reservados | Copyright William Rosa - Lugar Para Dois


#destinationwedding #destinationphotographer #casamentos #lapisdenoiva #marieweddings #casamentonocampo #folkwedding #noivaboho #bohobride #casamentonaserra #casamentoempetropolis #casamentoemteresopolis #casamentoembali #casamentonagrecia #casamentoemnoronha #casamentonapraia #fotografodocumentaldecasamento #sessaodefotos #fotografiadecasal #fotodecasamento #fotoefilmagem #makeparanoivas #vestidodenoiva #rendaparanoivas #especialistaemnoivas #penteadonoiva #casamentofolk #dicasparanoivos #noivadoriodejaneiro #blogdecasamentos #casamentosimples #fotografiadocumentaldecasamento #fotografiacomemoção #fotografobarradatijuca #fotografiaefilmagem #fotografodecasamentorecreiodosbandeirantes #fotografiacomarte #fotografodecasamentonaurca #fotografiacomsentimento #wedding #weddingphotography #artwedding #makeup #casal #lugarparadois

#fotografiadocumentaldecasamento #casamentolindo #ensaiodecasalriodejaneiro #fotografodecasamentorecreiodosbandeirantes #fotodecasamento #fotografobarradatijuca #fotografiacomemoção #fotoefilmagem #fotografiacomsentimento #fotografiaefilmagem #fotografodecasamentonaurca #equipedefotografia #fotografodecasamentoriodejaneiro #fotografodecasamentos #precasamento #acessóriosparanoivas #noivarj #noivasriodejaneiro #noivinha2020 #dicasparanoivinhas #noivinhafeliz #noivinha #fotografiacomarte #fotosdeamor #fotosdecasal #instagram #fotoefilmagemdecasamento #fotoefilmagemdecasamentoriodejaneiro #equipedefotografiaefilmagem #noivasdobrasil #noivinha2019 #noivinha2020 #blognoivas #blogdenoiva #blogdenoivas #blogdecasamentos #blogdecasamento #blogparanoivas #blog #planejandocasamento #weddingplanner #planejamentodecasamento #fotografiaefilmagemdecasamentoriodejaneiro #cerimôniadecasamento #álbumdecasal #fotografodecasamentobarradatijuca #fotografodecasamentoriodejaneiro #fotografodecasamentorj #fotografodecasamentonoriodejaneiro #fotografoespecialistaemcasamento #contamoshistóriasdeamor #apaixonadosporfotos #ensaiodecasal #prewedding #preweddingriodejaneiro #ensaiopreweddingriodejaneiro #ensaioprewedding #ensaiopreweddingbarradatijuca #casamentoluxo #ensaioguaratiba #guaratiba #casamentoeredessociais #casamentonoinstagram #casamentonofacebook #noivosnoinstagram #sitedecasamento #siteparanoivos #preweddingrj #assessoriadecasamento #assessoriadecasamentorj #cerimonialistadecasamentorj