top of page
  • Foto do escritorWilliam Rosa

Mini casamento no estilo americano: saiba como fazer e arrasar


O mini casamento é uma das novidades que mais entusiasmam as noivinhas brasileiras ultimamente. De origem americana, esse é um formato enxuto que preza pela qualidade e personalização. Trata-se, portanto, de uma oportunidade para produzir uma festa pequena, mas com primor em todos os detalhes. Fato que, certamente, irá conferir afeto a todos os pormenores do seu casório. Então, se você estiver pensando em casar com descrição, bom gosto e uma lista de convidados seleta, esta pode ser a sua melhor alternativa.

Quando imaginamos o casamento no estilo americano, imediatamente acreditamos que os custos serão menores em relação a uma cerimônia tradicional. Todavia, isso é bastante relativo. Tudo vai depender da sua seleção de fornecedores. Caso os noivos optem pelo mini-wedding e, ainda assim, escolham os prestadores de serviços mais requisitados do mercado, os valores gastos serão altos com certeza.

Contudo, a economia se dará quando o casal contratar fornecedores que se encaixem em um orçamento modesto. Conforme já citamos, a rentabilidade em relação a essa festa de casamento simples depende, como em qualquer celebração, do quanto você está disposta a gastar.

Dito isso, vamos às características do mini wedding. A principal é o volume reduzido de convidados, no máximo 100. Por essa razão, as customizações de itens da decoração, buffet e produção, de um modo geral, são mais fáceis. Na verdade, esse é o charme do evento, que busca aliar delicadeza, minimalismo e a intimidade de estar junto a pessoas queridas. Um mix que tornará, sem dúvida, o seu grande dia repleto de memórias marcantes, sentimentos intensos e verdadeiros. Por isso, a partir de agora, vamos dar algumas dicas de como fazer um mini casamento e arrasar.

Mini casamento no estilo americano: 7 dicas infalíveis para obter sucesso

1 - Seja disciplinada: planeje com antecedência
Ainda que seja um casamento menor, planejamento sempre será fundamental. E isso deve ser feito com bastante antecedência. Desse modo, imprevistos serão evitados, assim como as surpresas inesperadas. Quando falamos em planejar, estamos nos referindo a todos os aspectos que envolvem a comemoração: estilo, identidade visual, custos, fornecedores e as variáveis de qualquer casório.

Consequentemente, recomendamos que, pelo menos um ano antes, você defina a sua verba e comece a poupar dinheiro. Feito isso, vale a pena ter um cronograma com as datas dos compromissos, tarefas e eventos pré-wedding até o grande dia. Isso vai ser essencial para o êxito da sua programação.

2 - Lista de convidados: Saiba quem chamar para a sua festa

A segunda coisa a ser definida é a relação de convidados. Este tópico é muito importante porque determinará, além do formato do mini casamento, os seus gastos com os elementos do evento que estão relacionados ao número de pessoas. Essa escolha é uma etapa delicada, mas extremamente necessária. Primeiramente, elabore uma listagem geral e, depois, vá reduzindo os nomes.

O critério primordial para manter ou não um convidado no seu rol é o nível de proximidade com os noivos. Os nomes obrigatórios são apenas os dos familiares próximos e amigos íntimos. Fora esses, os outros podem ser excluídos. Se quiser saber mais sobre este tópico, temos um post especial para você aqui!

3 - Onde festejar: quanto mais intimista, melhor

Realizar o mini casamento em espaços abertos é uma tendência, porém alguns casais preferem espaços fechados também, sem problema. No entanto, é bom sair do lugar comum. As possibilidades são muitas: sítios, uma pequena igreja, o salão de festas do seu prédio ou um restaurante. Vale a pena ir além do óbvio. A escolha fica por sua conta, levando em consideração o seu volume de convidados. Afinal, o local deverá comportar todos com conforto e segurança.

4 - DIY: que tal uma decoração feita à mão?

Aqui no blog, já falamos algumas vezes sobre o DIY, que é um hit pelo mundo. O termo é do inglês e, em português, significa faça você mesmo. Com isso, a proposta é que a decoração do mini casamento seja feita à mão. Logo, o casal poderá colocar suas personalidades em cada detalhe, o que levará bastante emoção à celebração.

Para tal, reúna amigos e familiares a fim de auxiliar na confecção das peças. Tenha certeza que esse será um momento super divertido para todos. Vocês podem confeccionar desde placas de sinalização até garrafinhas ornamentadas para as mesas. O limite para o DIY é a sua imaginação. Logo, fique à vontade para criar!

5 - Noiva e noivo: vale a pena optar por um look despojado

No mini casamento, você e o seu noivo têm a possibilidade de optar por um look despojado. Se o objetivo é uma comemoração íntima e familiar, roupas exuberantes não serão prioridade.

Para a noiva, tecidos leves, a exemplo da organza e renda, são boas opções. Do mesmo modo, modelos leves e soltinhos combinam com a ocasião, bem como uma cor inusitada para fugir do branco. O que acha? Com relação ao novo, a linha de pensamento é a mesma: seguir a leveza. Trocar sapatos por tênis, usar acessórios divertidos e gravatas borboletas são alguns caminhos interessantes. Que tal ele vestir uma bermuda ao invés da tradicional calça? Se o casório for no campo ou na praia, vai ficar perfeito. Pois bem, faça diferente!

6 - O que servir no buffet do mini casamento?

Para o buffet, um toque pessoal será encantador. Uma vez que a sua intenção é organizar uma festa menor, com poucos e bons amigos, além da família, adote um cardápio comfort food. Você já ouviu falar nesse termo? Então, ele refere-se aos pratos que estão associados às nossas memórias afetivas e, por conta disso, são muito especiais.

No caso do mini casamento, selecione as comidas que contam a história do casal, suas viagens ou momentos marcantes. Sendo assim, a comfort food será um componente pessoal, que deixará o seu casamento único e inesquecível.

O que achou deste post? Comente, compartilhe suas dúvidas, ideias e planos sobre o assunto. Vamos continuar conversando sobre mini casamentos. Esse assunto rende, não é? :)

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
fotografo-de-casamento-barra-da-tijuca.j
bottom of page