top of page
  • Foto do escritorWilliam Rosa

Como escolher as fotos para o álbum de casamento perfeito

Atualizado: 5 de mai. de 2020


Antes de tudo é preciso compreender a finalidade do álbum de casamento, que é manter viva a memória de um momento humano, único e especial que é a união de duas pessoas e duas famílias, e o nascimento de uma nova família. Isso é lindo demais!

O casal volta da lua de mel já tomado por uma ansiedade de receber as fotos muitíssimo esperadas do seu casamento.

O que não passa pela cabeça dos noivos é que a chegada das imagens traz consigo a necessidade e para alguns, a difícil tarefa de escolher algumas entre muitas fotos para entrar em seu álbum de fotografia do casamento.

Por isso nós aqui na Lugar para Dois criamos este blog post com o objetivo de facilitar a tarefa de vocês, sem que percam muito tempo nesta seleção e consigam fazer a escolha ainda com a vibe do casamento.

Falamos isso porque noivos indecisos acabam adiando a escolha das fotos por meses. Como profissionais fotógrafos, é nosso dever facilitar o trabalho dos casais, atentando para todos os importantes aspectos que farão o álbum ter a sua personalidade.

Por isso fazemos questão de participar ativamente de todo o fluxo de trabalho fotográfico, desde as primeiras reuniões, passando pela cobertura fotográfica, pós-produção, diagramação dos álbuns e entrega do material finalizado e completamente apaixonante.

Nossa especialidade é a fotografia de casais, tanto ensaio quanto casamentos. E nós já tivemos muitos casais diante das nossas lentes. Por isso, temos certa autoridade para oferecer ótimas dicas de como ter um álbum de casamento perfeito. Confira!

1. O casal precisa ser objetivo

Antes de tudo é preciso compreender a finalidade do álbum de casamento que é manter viva a memória de um momento humano, único e especial que é a união de duas pessoas e duas famílias, e o nascimento de uma nova família. Isso é lindo demais!

Sendo assim, para que vocês possam abrir o seu álbum daqui a 5, 10, 20, 40, anos, sem acha-lo ultrapassado, é preciso que sua aparência, sua diagramação, seu layout seja atemporal.

Outro ponto importante é escolher as fotos sem querer agradar todo mundo. O álbum de casamento tem como foco os noivos. Por esta razão não é indicado colocar todo mundo no álbum. Vocês podem fazer um outro álbum, ou quantos álbuns quiserem, abordando temas do seu casamento. É possível fazer um álbum só da noiva. Um só da família e amigos. Um somente com a decoração, e por aí vai.

Se tratando dos convidados, uma sugestão legal é que vocês selecionem as fotos de quem vocês gostariam de prestigiar, mas que não estarão no álbum, revelá-las e enviar para as pessoas, acompanhadas de cartas de agradecimento.

Como opção para os noivos que são apaixonados por fotografias (imagens impressas) assim como nós, e não querem descartar nenhuma sequer, além do álbum de casamento, nós oferecemos uma linda caixa contendo todas as fotos impressas individualmente em tamanho padrão (10×15).

Uma outra opção é separar as fotografias por etapas, e fazer uma etapa por dia. Isso torna o processo de seleção menos cansativo e aguça o seu critério de seleção. Comece a seleção pelas imagens que você não quer. Será mais fácil descartar o que você não gosta num primeiro momento e depois, num grupo menor, selecionar as fotografias preferidas.



2. Escolhendo fotografias imprescindíveis

Acima de qualquer coisa, as fotografias do álbum devem ser somente aquelas que têm um significado especial para os noivos. Portanto, a seleção precisa ser feita com muito carinho.

Feita a seleção, vem o trabalho do fotógrafo, que as organizará em um layout harmonioso, limpo e que realmente conte a narrativa e a história do casamento. Entram as fotos que situam o leitor no local do evento, as fotos que mostram emoção, as fotos com os convidados e familiares, a festa, os detalhes, e lógico, as fotos dos noivos, sejam elas mais espontâneas ou um pouco mais posadas. Sem falar na foto que você quer colocar em um grande quadro ou porta-retratos. Esta não pode faltar!

De todas as fotos, quais não precisam estar no álbum de fotografia do casamento? Fotos sem interação entre pessoas são um exemplo. Como fotos de objetos feitas durante o making of. Elas podem, mas não precisam obrigatoriamente estar. Se precisar escolher entre uma e outra, fica mais fácil. Também não são necessárias fotografias que acontecem em todas as cerimônias, como a assinatura do livro ou os cumprimentos com os padrinhos. Outras fotos que não precisam estar no álbum, são as de todos os convidados e fotos com muitos detalhes da decoração, pois podem deixar o álbum monótono. Mas vejam! Todas estas fotos podem sim entrar, desde que você possa colocar uma quantidade boa de imagens e que todas elas apresentem uma narrativa do evento, contando de forma agradável a história do grande dia.

3. Alguns detalhes técnicos importantes

Nós na Lugar para Dois costumamos trabalhar com uma imagem por página. Entretanto, o álbum pode ter uma quantidade de imagens duas vezes o número de suas páginas e o seu layout precisa conduzir a visão do leitor para as fotografias. Por esta razão, as páginas precisam ser limpas, sem texturas, cores ou objetos que desviem a atenção das fotos. Por esta mesma razão optamos por uma diagramação com poucas fotos por página.

Um detalhe importantíssimo, e para nós obrigatório, é fazer o álbum de casamento com abertura de 180 graus. Assim é possível imprimir uma foto ampliada em duas páginas abertas, dando destaque para a imagem. Fica belíssimo! Todos os nossos álbuns têm “obrigatoriamente” essas fotos.

Também gostamos de fazer muitas páginas com espaço livre, pois o espaço em branco é um grande aliado para dar destaques às fotografias. Além disso, não misturamos fotografias em preto e branco com fotografias coloridas numa mesma página. Buscamos manter a uniformidade nas cores e na iluminação das imagens de uma mesma lâmina (duas páginas abertas).

E finalmente, para garantir que o seu álbum seja atemporal, nós evitamos o uso de tratamentos de imagem que sejam modismo, deixando as fotografias com a aparência de um momento ou época específicos, ou datadas, pois a tecnologia muda constantemente e de forma muito acelerada. Assim, o que é moda hoje certamente estará ultrapassado em breve.

Como falamos em um post anterior, cada lembrança se torna uma joia familiar de inestimável valor. A pequena economia de hoje poderá trazer danos irreparáveis no amanhã. Não importa o quanto você investirá na fotografia. Essa é uma decisão que tem que ser bem dialogada, pois a fotografia ficará para sempre. Se for o caso, substitua algum item do seu casamento (Quem sabe, retire os chinelos de brinde.), e invista na memória de vocês. Deixamos aqui uma pergunta: Você venderia o álbum de casamento de seus pais? Por quanto você venderia o seu álbum de casamento? Reflita.

E claro, não poderíamos deixar de dizer que o fundamental para ter um álbum de casamento perfeito, é ter o fotógrafo perfeito para você! Por isso nos empenhamos em atender as pessoas de forma bem humana. Nos envolvemos, nos emocionamos e buscamos conhecer cada história de amor que retratamos. Acreditem, isso ocupa mais do nosso tempo e por isso temos que aceitar menos trabalhos. Mas o valor produzido e agregado ao produto final, não tem preço! Sem falar nas amizades que construímos na caminhada. ♥

 

E então? Gostou do post? Então compartilhe com os amigos e amigos! Você também pode assinar o nosso blog para receber mais novidades sobre o mundo das noivas e casamentos. Clique AQUI e assine.


#destinationwedding #destinationphotographer #casamentos #lapisdenoiva #marieweddings #casamentonocampo #folkwedding #noivaboho #bohobride #casamentonaserra #casamentoempetropolis #casamentoemteresopolis #casamentoembali #casamentonagrecia #casamentoemnoronha #casamentonapraia #fotografodocumentaldecasamento #sessaodefotos #fotografiadecasal #fotodecasamento #fotoefilmagem #makeparanoivas #vestidodenoiva #rendaparanoivas #especialistaemnoivas #penteadonoiva #casamentofolk #dicasparanoivos #noivadoriodejaneiro #blogdecasamentos #casamentosimples #fotografiadocumentaldecasamento #fotografiacomemoção #fotografobarradatijuca #fotografiaefilmagem #fotografodecasamentorecreiodosbandeirantes #fotografiacomarte #fotografodecasamentonaurca #fotografiacomsentimento #wedding #weddingphotography #artwedding #makeup #casal #lugarparadois

#fotografiadocumentaldecasamento #casamentolindo #ensaiodecasalriodejaneiro #fotografodecasamentorecreiodosbandeirantes #fotodecasamento #fotografobarradatijuca #fotografiacomemoção #fotoefilmagem #fotografiacomsentimento #fotografiaefilmagem #fotografodecasamentonaurca #equipedefotografia #fotografodecasamentoriodejaneiro #fotografodecasamentos #precasamento #acessóriosparanoivas #noivarj #noivasriodejaneiro #noivinha2020 #dicasparanoivinhas #noivinhafeliz #noivinha #fotografiacomarte #fotografiadocumentaldecasamento #ensaioprecasamento #casamentolindo #casamentosimples #casamentos #casamento #casamentonocampo #festadecasamento #fotografodecasamentorecreiodosbandeirantes #fotografiacomemoção #fotografiacomarte #fotografiacomsentimento #fotografiaefilmagem #fotografiadecasamentonoriodejaneiro #fotografiadecasal #dicasparanoivos #dicasdeouroparacasamentoemsitio #dicasdecasamento #dicasparanoivinhas #dicasparanoiva #dicasparanoivas #noivinha2018 #noivinha2019 #noivinha2020 #noivinha2018 #noivinhafeliz #noivinhas #noivinha #noivei #noivos2019 #noivohipster #fotografobarradatijuca #fotodecasamento #fotoefilmagem

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
fotografo-de-casamento-barra-da-tijuca.j
bottom of page