top of page
  • Foto do escritorWilliam Rosa

Drones no casamento: A lei permite sobrevoar pessoas?

Atualizado: 5 de mai. de 2020



Drones são veículos aéreos não tripulados e que podem ser controlados nos 3 eixos. Eles são conduzidos por controle, como um aeromodelo. Mas sua tecnologia vai além da capacidade de voar. Eles podem fazer registros fotográficos e até filmar com câmeras de última geração e, obviamente, de um ângulo diferente.

Com isso, o registro de imagens por drones não demorou a ser incluído no hall dos serviços ofertados para noivos por fotógrafos e videomakers. O número de profissionais ofertando esta opção de registro vêm aumentando nos últimos anos, chegando a fazer do drone uma estrela de feiras de fotografia e imagem.

drone para casamento rio de janeiro

Antes de falarmos das possibilidades de uso do drone no seu casamento, precisamos falar primeiramente dos cuidados. E vamos começar pela parte legal da questão. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) regulamentou o uso de aeronaves pilotadas remotamente. A Anac exige a habilitação para pilotos de drones com mais de 25 Kg.

Ela também proíbe o sobrevoo de drones sobre pessoas, a não ser que elas tenham dado autorização para isso. Sem essa autorização, obrigatoriamente é preciso respeitar uma distância de 30 metros de pessoas, com exceção dos órgãos de segurança pública. Veja mais detalhes do regulamento abaixo.

drone para casamento rio de janeiro

Para operar drones é preciso ter autorização individual da Anac. Para receber a habilitação, seja para qualquer tipo de drone, o piloto tem que ter obrigatoriamente a idade mínima de 18 anos. A habilitação e a licença do piloto também podem ser exigidas quando drones com peso inferior a 25 Kg voarem acima de 121 metros.

Utilizar o drone em desacordo com a norma da Anac implica em processo administrativo, civil e criminal. O piloto pode responder, por exemplo, a processo por colocar em risco a vida de pessoas.


Quem pode pilotar?

Pilotos licenciados pela Anac. No caso de drones para uso não recreativo (drones utilizados em casamentos), o piloto deverá ter mais de 18 anos, independente do peso do equipamento.

Autorização para sobrevoar pessoas

Como informado acima, o regulamento limita a operação de drones a uma distância de 30 metros de pessoas que não derem autorização, com exceção dos equipamentos utilizados pelos órgãos de segurança pública.

O uso de drones para fotos e vídeos em eventos públicos, como passeatas e shows, também fica proibido, a não ser que os equipamentos sejam de órgãos de segurança pública. Em show em locais fechados e em jogos de futebol, por exemplo, o público poderá dar autorização no momento da compra de ingressos.

Como explicado acima, quem for flagrado usando drones em desacordo com as normas aprovadas pela Anac pode responder a processo administrativo, civil e penal. O piloto pode até ser preso se for considerado que o uso do equipamento coloca embarcações ou aeronaves em perigo, ou que traz risco direto à vida ou à saúde de outras pessoas.

Drones no meu casamento

Os drones permitem a captura de imagens aéreas da celebração do casamento ao ar livre, assim como em ensaios fotográficos como pre casamento (pre wedding) e trash the dress. Estas imagens ficam lindas e são vistas de um ângulo diferente.

Em casamentos, os drones voam por cima dos convidados e do espaço, capturando belas imagens de tudo o que acontece ao redor dos noivos e no evento em si. Tudo isso com apenas um controle remoto. Desta maneira, os profissionais conseguem captar imagens aéreas em casamentos noturnos e diurnos.

drone para casamento rio de janeiro

Entretanto, precisamos falar sobre os cuidados necessários para que o uso do drone no seu casamento seja realmente para proporcionar a você mais uma satisfação e não dores de cabeça, com empresas ou profissionais que não seguem os regulamentos ou que não são tecnicamente capacitados para operar.

Cuidados com o drone no casamento

Com base no regulamento da Anac e na experiência de casamentos, apresentamos algumas dicas para você.

O uso do drone não aconselhável para a entrada da noiva e para a cerimônia. Estamos falando de cerimônia ao ar livre. Em ambientes fechados nem pensar!

O drone em operação poderá chamar a atenção pela presença e pelo barulho, atraindo olhares curiosos. Imagina na hora da sua entrada, a hora do show, o seu momento, a noiva, as pessoas ficarem olhando para o alto, vendo o voo do famigerado drone! Agora imagina esta cena em suas fotos e vídeo.


Imagina ainda, seus convidados olhando para cima e quem sabe um ou outro parente, dando um “tchauzinho” para o drone. Esse parente mesmo que você pensou. Isso não é legal e pode comprometer o registro fotográfico do seu casamento.

O drone é mais indicado para o momento da recepção. Algumas tomadas aéreas da festa ficam muito boas. O drone também proporciona boas imagens iniciais de localização, mostrando do alto o local onde o evento está acontecendo e as vezes até a região. Para casamentos no fim da tarde, uma tomada aérea do pôr do sol fica maravilhosa!

O uso do drone em casamentos deve ter muita cautela. Panes, mau uso ou o clima podem causar acidentes com o drone e levar pessoas a se ferir.

Todo o equipamento precisa ser usado com um objetivo. Ele não é o fim, mas o meio para alcançar um resultado. Utilizar o drone tem que ter um objetivo. E este sempre será o de compor e enriquecer o filme ou clipe de casamento. Ele não é o foco principal de toda a captação.

Preço de drone no casamento

O preço do serviço depende do tipo de imagens que vão ser coletadas, o local da cerimônia ou festa, o horário do casamento e principalmente a duração do serviço. Ainda não são todas as empresas de foto e filmagem que oferecem essa opção, que pode chegar a custar cerca de R$ 10 mil. A Lugar para Dois oferece o serviço em pacotes com preços acessíveis. Saiba mais.

Regulamento da Anac

Consiga mais informações sobre o regulamento da Anac para uso de drones clicando aqui.

 

E então? Gostou do post? Então compartilhe com os amigos e amigos! Você também pode assinar o nosso blog para receber mais novidades sobre o mundo das noivas e casamentos. Clique AQUI e assine.

#destinationwedding #destinationphotographer #casamentos #lapisdenoiva #marieweddings #casamentonocampo #folkwedding #noivaboho #bohobride #casamentonaserra #casamentoempetropolis #casamentoemteresopolis #casamentoembali #casamentonagrecia #casamentoemnoronha #casamentonapraia #fotografodocumentaldecasamento #sessaodefotos #fotografiadecasal #fotodecasamento #fotoefilmagem #makeparanoivas #vestidodenoiva #rendaparanoivas #especialistaemnoivas #penteadonoiva #noivinhafeliz #dicasparanoivos #noivadoriodejaneiro #blogdecasamentos #casamentosimples #fotografiadocumentaldecasamento #fotografiacomemoção #fotografobarradatijuca #fotografiaefilmagem #fotografodecasamentorecreiodosbandeirantes #fotografiacomarte #fotografodecasamentonaurca #fotografiacomsentimento #wedding2018 #weddingphotography #artwedding #makeup #casal #drone #ensaiofotograficocomdrone #alugueldedrone #dronenocasamento #casamentocomdrone #cerimôniadecasamentocomdrone #filmagemcomdrone #fotografiacomdrone #imagemaéreacomdrone #casamentoindie #casamentolindo #fotografodecasamento #fotografiadecasamento #fotografodecasamentobarradatijuca #noivabarradatijuca #fotografiadecasamentobarradatijuca #fotografiadocumentaldecasamento #fotografiadecasamentoriodejaneiro #noiva #inspirationwedding #casal #ensaiodecasal #precasamento #ensaioprecasamento #prewedding #ensaiodecasalguaratiba #ensaiodecasalriodejaneiro #couple #weddingphotography #weddingphotographer #weddingdrone #casamentodeluxo #noivos #artweddingimagem #artwedding #artweddingimagens

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
fotografo-de-casamento-barra-da-tijuca.j
bottom of page