top of page
  • Foto do escritorWilliam Rosa

O que eu perguntaria ao possível fotógrafo do meu casamento

Atualizado: 5 de mai. de 2020


Olá moças e rapazes! Criamos este post para os casais e principalmente as noivas que estão prestes a contratar um fotógrafo de casamento. Apresentamos algumas perguntas que faríamos aos fotógrafos candidatos a fotógrafos do nosso casamento, que determinariam a sua contratação.

o-que-perguntar-ao-fotografo-de-casamento

Nos baseamos em diversos problemas que observamos ao longo de todo o nosso período de vivência entre os fotógrafos de casamentos. Por isso, entendendo que é nosso dever profissional e ético orientar as pessoas, apresentamos este conteúdo com este objetivo. A cada fotógrafo nós perguntaríamos:

1. Por que você fotografa?

Talvez esta seja a pergunta mais importante. É importante saber se ele ama o que faz e se faz o que ama. Uma pessoa infeliz no que faz, dificilmente apresenta o seu melhor no resultado final. E isso significa dizer que ele entregará um resultado final medíocre, ou seja, as fotos do seu casamento.

2. Por que você escolheu fotografar casamentos?

Esta é a segunda pergunta mais importante. Uma pessoa que escolhe fotografar casamentos por motivos puramente financeiros, ou seja, escolhe fotografar casamentos por ser mais lucrativo que outras áreas da fotografia, não seria escolhido por mim. Dedicação é fundamental para bons resultados, mas uma pessoa só se dedica quando gosta do que faz. Se ela não gostar, apresentará um resultado mediano.

3. O que somente você faz e nenhum outro fotógrafo faz?

Esta é uma forma direta e muito eficaz de levar o fotógrafo a apresentar os seus verdadeiros diferenciais em relação a concorrência.

4. Pode mostrar o seu portfólio?

Uma outra opção importante, além de pedir para ver o portfólio do fotógrafo, é pedir que ele apresente um álbum do mesmo casamento do início ao fim. Desta forma você pode avaliar melhor a qualidade e o olhar do fotógrafo, além de sua consistência. Isso porque, apresentar apenas boas fotos em uma coletânea com vários casamentos é muito mais fácil.

4. Você tem um fotógrafo substituto tão bom ou melhor que você para substituí-lo caso algo grave o impeça de estar em meu casamento?

Você precisa se precaver pois acidentes acontecem. Caso algo aconteça com o seu fotógrafo, ele precisa assegurar que ainda assim você terá uma cobertura fotográfica de qualidade no seu casamento, que é um dia só e não volta.

5. Qual o maior desafio que você já enfrentou em um dia de casamento?

De maneira geral o dia do casamento coloca o fotógrafo sobre pressão, e está é uma forma de saber como ele se porta diante desta situação, tendo que trabalhar sob pressão. Não há uma segunda chance. O perfil do fotógrafo de casamento exige que ele saiba improvisar e que seja criativo a ponto de ter mais de uma solução para eventuais problemas.


VAMOS FAZER ALGO INCRÍVEL? CLIQUE AQUI E SOLICITE UM ORÇAMENTO.

6. Se a sua câmera parar de funcionar no dia do meu casamento, o que você fará?

Muitos fotógrafos não possuem uma segunda câmera de backup e se arriscam em fotografar casamentos apenas com uma. Se der algum problema com a câmera, você ficará sem as fotos do seu casamento.

7. Há quanto tempo você está no mercado e quantos casamentos já fotografou?

Experiência não é tudo, mas a inexperiência é um grande problema. Esta é uma forma de saber se o fotógrafo tem alguma bagagem. A capacidade, a maturidade e a experiência variam de profissional para profissional, mas hoje eu evitaria fotógrafos com menos de 15 casamentos. A não ser que fosse um preço mais baixo e que eu não pudesse pagar alguém com mais experiência. Daí sim eu correria este risco.

8. Como funciona seu sistema de armazenamento das cópias de segurança (backup)?

Existem fotógrafos que ainda fazem backups em DVDs, que são mídias com menor durabilidade que os discos rígidos. Há outros “profissionais” que nem backup possuem! Se o fotógrafo se enrolar ou não souber responder sobre o funcionamento de seu sistema de backup, corra dele. Eu contrataria apenas fotógrafos que tivessem duas cópias de segurança na nuvem e em HD (armazenadas em locais distintos) e além disso uma cópia de trabalho. Isso é muito sério gente!

9. Por quanto tempo você fotografará no dia do evento?

A forma de trabalho pode variar de profissional para profissional e de região para região. Os casamentos no Rio de Janeiro são diferentes dos casamentos de São Paulo e do Rio Grande do Sul por exemplo, no que se refere a duração, ordem do cerimonial, entre outras coisas.

Alguns fotógrafos limitam o tempo no dia do evento, outros não. Alguns cobram hora extra e outros não fotografam a recepção. O importante é conversar com o profissional, apresentar suas necessidades e desejos, e ouvir a forma de trabalhar do profissional para não ser surpreendido/a no dia do seu casamento, que é para ser um dia de alegria e não de surpresas desagradáveis.

10. Posso ter minhas imagens em alta resolução?

Sim, isso é importante! Não contrate um fotógrafo que não lhe ofereça a opção de comprar os arquivos em alta resolução. Trata-se da história da sua vida e com estes arquivos em mão, você terá a tranquilidade de ter as fotos impressas no dia e hora em que precisar e desejar. Em tese você não sabe se este fotógrafo terá e por quanto tempo terá suas imagens a salvo. Pela legislação brasileira só é preciso guardá-las por 5 anos. Depois ele tem direito legal de apagá-las.

Tenha em mente que contratar um fotógrafo para seu casamento é decidir quem vai contar parte da história da sua vida para vocês e para as gerações que ainda estão por vir. Seus filhos e netos. Vocês também só terão uma chance. Uma única chance de escolher o fotógrafo certo.


VAMOS FAZER ALGO INCRÍVEL? CLIQUE AQUI E SOLICITE UM ORÇAMENTO.

 

E então? Gostou do post? Então compartilhe com os amigos e amigos! Você também pode assinar o nosso blog para receber mais novidades sobre o mundo das noivas e casamentos. Clique AQUI e assine.

#casamento #fotografodecasamento #fotografiadecasamento #fotografodecasamentoriodejaneiro #fotografodecasamentorj #fotografiadecasamentorj #noiva #noivas #dicasparanoivas #dicasparanoiva #dicasparanoivos #fotografiadocumental #fotografiadocumentaldeacsamento #fotografarcasamentos #portfoliodefotografo #portfoliofotografodecasamento #artweddingimagens #awimagens #dicasdecasamento #fotografiadocumentaldecasamento #bride #bridedress #fashionwedding #inspirationwedding #inspiraçãoparanoivas #inspirationphotography #inspirationweddingphotography #fotografodecasamentobarradatijuca #fotografodecasamentozonasul #fotografodecasamentorecreiodosbandeirantes #casamentoaltopadrão #casamentoluxo #casamentoclasseA #destinationwedding #destinationphotographer #casamentos #lapisdenoiva #marieweddings #casamentonocampo #folkwedding #noivaboho #bohobride #casamentonaserra #casamentoempetropolis #casamentoemteresopolis #casamentoembali #casamentonagrecia #casamentoemnoronha #casamentonapraia #fotografodocumentaldecasamento #sessaodefotos #fotografiadecasal #fotodecasamento #fotoefilmagem #makeparanoivas #vestidodenoiva #rendaparanoivas #especialistaemnoivas #penteadonoiva #noivinhafeliz #dicasparanoivos #noivadoriodejaneiro #blogdecasamentos #casamentosimples #fotografiadocumentaldecasamento #fotografiacomemoção #fotografobarradatijuca #fotografiaefilmagem #fotografodecasamentorecreiodosbandeirantes #fotografiacomarte #fotografodecasamentonaurca #fotografiacomsentimento #wedding2018 #weddingphotography #artwedding #makeup #casal

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
fotografo-de-casamento-barra-da-tijuca.j
bottom of page