top of page
  • Foto do escritorWilliam Rosa

DICAS DE OURO PARA UM CASAMENTO EM SÍTIO


Além de estar em alta, quando os noivos resolvem fazer o casamento em sítio, a festa tem um charme adicional que é a beleza natural que existe nesses lugares e que passa a fazer parte da decoração, trazendo ainda mais delicadeza e beleza para a cerimônia.

Se o seu sonho é se casar em um sítio, neste post daremos algumas dicas para que o seu casamento seja mágico!

Convidados: Eles definem o espaço

Como sempre, começo falando deles: os convidados. A escolha do local dependerá do número de pessoas convidadas. É preciso escolher um local que acomode todos seus amigos e familiares confortavelmente, do jeito que você sempre sonhou para o grande dia.

Data: a escolha certeira

Casamentos ao ar livre dependem de sorte com o clima, e normalmente as festas realizadas em um sítio acabam sendo planejadas dessa forma. Para diminuir os riscos, você deve escolher um período de maior probabilidade de tempo seco, para que a chuva não estrague o brilho da sua festa.

Lembre-se, também, da temperatura. Evite o calorão de janeiro e o frio intenso em julho, se você mora nas regiões mais ao sul do país, e inverta o raciocínio se a festa for em Manaus, por exemplo. O ideal é pensar sempre nos prós e contras das épocas do ano, e definir aquela que melhor vai se adaptar ao seu sonho de casamento em sítio.

Local: priorize a infraestrutura

Nossa dica de ouro para quem ainda está em busca do local ideal é: procure por espaços que já sejam preparados para eventos e que estejam habituados a fazer festas de casamento.

Dessa forma, você vai contar com a infraestrutura mínima necessária, e evitará dores de cabeça com diversos fornecedores, que podem inclusive fazer o seu orçamento estourar.

Horário da festa: ajuda a definir outros quesitos

Muitas noivinhas preferem fazer o casamento em sítio durante o dia para aproveitar a luz do sol e as belezas naturais. Seja na parte da manhã ou ao entardecer, iluminado pelo pôr do sol, o charme é garantido!

Mas há quem não abra mão de fazer a festa de noite. Nesse caso, uma dica é abusar das velas na decoração, que proporcionam um ar rústico, mas preservam o romantismo e dão um toque todo especial para a festa. Outra opção é pensar em uma iluminação que valorize e componha a decoração do ambiente, indo além da funcionalidade.

Decoração: cuidado especial

Lembre-se que a decoração deve ser diferente para cada horário, mesmo para casamento em sítio. Durante o dia, ela deve ser mais leve e com mais flores, móveis rústicos e tudo que, realmente, remeta ao campo.

Já para noite, a decoração precisa de um realce maior, com iluminação especial feita por velas e luminárias. Usar móveis mais sofisticados e robustos, dando um toque mais luxuoso ao lugar, é uma boa dica para quem quer fazer o casamento em sítio.

Flores: conte com a ajuda de especialistas

Qual seria o elemento mais apropriado para um casamento em sítio do que as flores? Existe uma grande variedade delas que pode ser utilizada nos arranjos, e a nossa dica é que você procure combinar as flores entre si, e também combine com o que já tiver disponível no sítio, garantindo um efeito harmonioso na decoração.

Para os arranjos, podem ser utilizados vários tipos de recipientes, desde caixas de madeira – caso a decoração seja mais rústica -, até elementos com um toque vintage, como garrafas de vidro, cestos e vasos com aspecto antigo ou moderno.

Contar com um especialista em flores é sempre uma excelente alternativa para compor um cenário de tirar o fôlego.

Cores: definição importante

Se o casamento em sítio for o escolhido para o seu grande dia, a natureza será um dos elementos decorativos da festa. Então, tire proveito disso e combine as cores de forma a realçar o colorido natural.

Elementos da natureza: complementando o cenário

Como eu disse, a natureza vai ser o pano de fundo do seu casamento em sítio, mas é claro que você pode usar outros elementos que remetam a ela na decoração. Use e abuse dos galhos secos, por exemplo. A própria grama, por sua vez, já proporciona um lindo tapete de entrada para os noivos.

Use, também, a sombra das árvores para criar ambientes aconchegantes para descanso e bate papo entre os convidados.

Luz: tem a capacidade de transformar tudo

A luz tem o poder de transformar o ambiente dando um toque acolhedor e charmoso. Por isso, lamparinas, lampiões, aquelas luzinhas penduradas nas árvores e até mesmo as velas, colocando-as em candelabros ou em potinhos de vidro para que não sofram com a ação do vento, são mais do que bem-vindos.

História do casal: vale a pena contá-la na decoração

Outra ideia é contar a história dos noivos com fotos sobre as mesas, ou preparando um cantinho especial na decoração para isso. Dispor objetos e móveis da família como decoração também é uma tendência para casamento em sítio, e uma forma de tornar o evento ainda mais intimista.

Elementos decorativos: eles fazem a diferença

O campo, normalmente, tem um ar mais rústico. Você pode abusar de elementos que reforcem essa característica, como móveis de demolição, baldes, escadas, aparadores antigos, tudo que, com charme, lembre um pouco do ambiente de sítio. Espalhar balões de gás pelo local também é uma boa aposta, leve e singela.

Cerimônia: conte também com a sorte

Cerimônias ao ar livre são lindas e emocionantes. Elas têm um encanto todo especial por conta do contato com a natureza e a beleza do cenário que ela proporciona. Pássaros no céu, pôr do sol, céu azul, luz dourada, tudo isso foge ao seu controle. Por isso, escolha o cenário e conte com a sorte!

Outra tendência que você pode adotar e que está super em alta para casamento em sítio e ao ar livre é sair da formação tradicional de fileiras de cadeiras e o altar na frente e dispor todos os convidados ao redor dele. Com a formação redonda, os convidados têm maior visibilidade e a cerimônia fica ainda mais calorosa.

Festa: a hora que os convidados mais se divertem

A comemoração normalmente é feita em um local diferente, podendo ser em um ambiente aberto ou fechado, no próprio sítio.

A decoração pode seguir no mesmo estilo da cerimônia, mas deve ter mais móveis, como pufes e sofás, além daquele espaço reservado para ser a pista de dança.

Falando nisso, não se esqueça da música. Músicos tocando ao vivo na cerimônia e DJ na festa é uma das boas receitas para um casamento inesquecível, com muita emoção e, é claro, diversão garantida.

Vestuário: em Roma, como os romanos

Atenção a um detalhe bastante importante! Os vestidos e calçados dos noivos e dos convidados devem estar adequados ao local para que ninguém fique arrastando o vestido ou atolando o salto na grama úmida, combinado?

O seu vestido também deve ser diferente do que você usaria se fizesse o casamento em um local fechado. Aposte nos modelos mais delicados, leves e soltos, e nada de muito brilho e pedrarias – dessa forma, você vai garantir o efeito romântico que um casamento em sítio pede. Veja nossos posts sobre tendências de vestidos.

Maquiagem e cabelos: menos é sempre mais

A delicadeza vale também no quesito maquiagem e penteado. Para você noiva, um cabelo mais solto, usando flores naturais, preferencialmente do campo, dará uma aparência delicada e singela. A make também pode ser mais clara e suave, principalmente se for durante o dia.

No sítio, mas cheio de charme

Estas são nossas dicas para deixar seu casamento no sítio cheio de charme, e todas elas, é claro, podem ser adequadas ao estilo que você quer dar a festa e ao seu bolso.

Para ficar mais tranquila e evitar estresse desnecessário, aconselhamos contratar um profissional ou empresa especializada em decoração de casamento em sítio. Essa consultoria vai ser fundamental para garantir que tudo ficará perfeito e do jeitinho que sempre sonhou.

Mas se você é do tipo de noiva que quer fazer tudo sozinha, aqui vai mais uma dica: cuidado com o tempo. Tudo precisa ser visto com bastante antecedência e ainda assim, acredite, será um pouco complicado. Afinal, no grande dia, você e a decoração vão ter que estar prontas praticamente ao mesmo tempo. Pense nisso!

E então, viu como o casamento em sítio pode ser muito romântico e com um charme todo especial? Se ficou com alguma dúvida, já sabe: escreve pra gente!

 

E então? Gostou do post? Então compartilhe com os amigos e amigos! Você também pode assinar o nosso blog para receber mais novidades sobre o mundo das noivas e casamentos. Clique AQUI e assine.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
fotografo-de-casamento-barra-da-tijuca.j
bottom of page