top of page
  • Foto do escritorWilliam Rosa

DICAS DE OURO PARA UM CASAMENTO EM SÍTIO


Além de estar em alta, quando os noivos resolvem fazer o casamento em sítio, a festa tem um charme adicional que é a beleza natural que existe nesses lugares e que passa a fazer parte da decoração, trazendo ainda mais delicadeza e beleza para a cerimônia.

Se o seu sonho é se casar em um sítio, neste post daremos algumas dicas para que o seu casamento seja mágico!

Convidados: Eles definem o espaço

Como sempre, começo falando deles: os convidados. A escolha do local dependerá do número de pessoas convidadas. É preciso escolher um local que acomode todos seus amigos e familiares confortavelmente, do jeito que você sempre sonhou para o grande dia.

Data: a escolha certeira

Casamentos ao ar livre dependem de sorte com o clima, e normalmente as festas realizadas em um sítio acabam sendo planejadas dessa forma. Para diminuir os riscos, você deve escolher um período de maior probabilidade de tempo seco, para que a chuva não estrague o brilho da sua festa.

Lembre-se, também, da temperatura. Evite o calorão de janeiro e o frio intenso em julho, se você mora nas regiões mais ao sul do país, e inverta o raciocínio se a festa for em Manaus, por exemplo. O ideal é pensar sempre nos prós e contras das épocas do ano, e definir aquela que melhor vai se adaptar ao seu sonho de casamento em sítio.

Local: priorize a infraestrutura

Nossa dica de ouro para quem ainda está em busca do local ideal é: procure por espaços que já sejam preparados para eventos e que estejam habituados a fazer festas de casamento.

Dessa forma, você vai contar com a infraestrutura mínima necessária, e evitará dores de cabeça com diversos fornecedores, que podem inclusive fazer o seu orçamento estourar.

Horário da festa: ajuda a definir outros quesitos

Muitas noivinhas preferem fazer o casamento em sítio durante o dia para aproveitar a luz do sol e as belezas naturais. Seja na parte da manhã ou ao entardecer, iluminado pelo pôr do sol, o charme é garantido!

Mas há quem não abra mão de fazer a festa de noite. Nesse caso, uma dica é abusar das velas na decoração, que proporcionam um ar rústico, mas preservam o romantismo e dão um toque todo especial para a festa. Outra opção é pensar em uma iluminação que valorize e componha a decoração do ambiente, indo além da funcionalidade.

Decoração: cuidado especial

Lembre-se que a decoração deve ser diferente para cada horário, mesmo para casamento em sítio. Durante o dia, ela deve ser mais leve e com mais flores, móveis rústicos e tudo que, realmente, remeta ao campo.

Já para noite, a decoração precisa de um realce maior, com iluminação especial feita por velas e luminárias. Usar móveis mais sofisticados e robustos, dando um toque mais luxuoso ao lugar, é uma boa dica para quem quer fazer o casamento em sítio.

Flores: conte com a ajuda de especialistas

Qual seria o elemento mais apropriado para um casamento em sítio do que as flores? Existe uma grande variedade delas que pode ser utilizada nos arranjos, e a nossa dica é que você procure combinar as flores entre si, e também combine com o que já tiver disponível no sítio, garantindo um efeito harmonioso na decoração.

Para os arranjos, podem ser utilizados vários tipos de recipientes, desde caixas de madeira – caso a decoração seja mais rústica -, até elementos com um toque vintage, como garrafas de vidro, cestos e vasos com aspecto antigo ou moderno.

Contar com um especialista em flores é sempre uma excelente alternativa para compor um cenário de tirar o fôlego.

Cores: definição importante

Se o casamento em sítio for o escolhido para o seu grande dia, a natureza será um dos elementos decorativos da festa. Então, tire proveito disso e combine as cores de forma a realçar o colorido natural.

Elementos da natureza: complementando o cenário

Como eu disse, a natureza vai ser o pano de fundo do seu casamento em sítio, mas é claro que você pode usar outros elementos que remetam a ela na decoração. Use e abuse dos galhos secos, por exemplo. A própria grama, por sua vez, já proporciona um lindo tapete de entrada para os noivos.

Use, também, a sombra das árvores para criar ambientes aconchegantes para descanso e bate papo entre os convidados.

Luz: tem a capacidade de transformar tudo

A luz tem o poder de transformar o ambiente dando um toque acolhedor e charmoso. Por isso, lamparinas, lampiões, aquelas luzinhas penduradas nas árvores e até mesmo as velas, colocando-as em candelabros ou em potinhos de vidro para que não sofram com a ação do vento, são mais do que bem-vindos.

História do casal: vale a pena contá-la na decoração

Outra ideia é contar a história dos noivos com fotos sobre as mesas, ou preparando um cantinho especial na decoração para isso. Dispor objetos e móveis da família como decoração também é uma tendência para casamento em sítio, e uma forma de tornar o evento ainda mais intimista.

Elementos decorativos: eles fazem a diferença

O campo, normalmente, tem um ar mais rústico. Você pode abusar de elementos que reforcem essa característica, como móveis de demolição, baldes, escadas, aparadores antigos, tudo que, com charme, lembre um pouco do ambiente de sítio. Espalhar balões de gás pelo local também é uma boa aposta, leve e singela.