top of page
  • Foto do escritorWilliam Rosa

Casamento Solidário - Casais trocam os presentes por doações


Por que os casais escolhem doações em vez de presentes de casamento. Saiba mais nesta postagem sensível que apresenta ainda 8 instituições de caridade exclusivas a serem consideradas por você. ♥

Casamento Solidário - Casais trocam os presentes de casamento por doações a instituições

Tradicionalmente, os casamentos estão repletos de generosidade. Alguns casais investem bastante com tudo o que envolve o casamento. São os detalhes do casamento, as passagens aéreas para a lua de mel, a casa com seus móveis, e tantos outros investimentos.

Mas, há também um grande investimento na nova fase da vida do casal, que é feita por amigos e familiares que oferecem seu tempo, apoio, energia e dinheiro. Então, neste tempo de grande doação, que melhor momento para retribuir?

Muitas pessoas ao casar, já contam com a casa toda "montada". Pessoas que conseguiram montar a casa do jeitinho que desejavam, antes do casamento. Algumas ainda precisam de algumas coisas, outras não precisam de mais nada e se dispõem em pedir donativos para uma instituição de caridade como presentes de casamento.

Casamento Solidário - Casais trocam os presentes de casamento por doações a instituições

Quer você faça uma doação para uma causa ou peça a seus convidados para investir em uma instituição de caridade ao invés de pedir jogos de talheres e potes de barro, um pouco de abnegação pode ajudar muitas pessoas através de organizações sem fins lucrativos - e especialistas dizem que a prática está se tornando mais e mais popular para casais de noivos .

Isso porque muitas pessoas estão casando mais tarde e as necessidades de um jovem de 21 anos começando a vida são diferentes de um casal de 30 e poucos anos, principalmente para aqueles que já moram juntos. Além disso, crowdfunding (financiamento coletivo) explodiu em popularidade nos últimos 10 anos.

Uma ideia para os casais que querem manter seus convidados motivados a dar mais: se seu orçamento permitir, concorde em combinar suas doações até um determinado valor. Você fará o bem para a sociedade e para o mundo.

Casamento Solidário - Casais trocam os presentes de casamento por doações a instituições

.

.

COMO PROCEDER?

Primeiramente, caso não conheça uma instituição séria, procure uma. Cheque sua idoneidade para evitar uma saia justa mais tarde e veja quais são as suas necessidades.

.

Escolher qual organização será dotada com seu apoio pode parecer difícil, mas acredite, há tantas causas dignas e você não errará ao escolher alguma para você e seu noivo. Um casal que perdeu um membro da família devido a uma certa doença pode doar para pesquisar esforços em torno dessa doença. Se gostam de animais, podem doar para uma instituição de caridade que ajuda animais necessitados. Seja o que for que você escolher, saiba que está fazendo a diferença, retribuindo por toda essa generosidade do casamento.

O QUE PEDIR?

A forma mais fácil é pedir doações em dinheiro, pois facilita a ação dos convidados e permite que qualquer um faça uma transferência bancária (para a conta da instituição). Mas, caso prefiram dar donativos ‘físicos’, então dê sugestões, como ‘agasalhos’, ‘brinquedos’, ‘alimentos não-perecíveis’, que sejam realmente necessidades da instituição escolhida. Neste caso, a casa dos noivos seriam os ‘pontos de coleta’, pois é melhor não esperar que os convidados se desloquem até Deus-sabe-onde para entregar o donativo.

Assim, doações em dinheiro não passam pelas mãos dos noivos (só depósito na conta bancária da instituição). Já as doações físicas sim, podem ser coletados pelos noivos.

.

COMO COMUNICAR?

O melhor é deixar tudo claro e bem explicado já no convite. Talvez a melhor maneira seja colocar um papelzinho menor anexo com as informações:

“Neste dia tão importante e especial para nós, gostaríamos muito de partilhar a nossa alegria com aqueles que precisam da nossa ajuda. Por isso, resolvemos pedir, ao invés de presentes, doações à Instituição X.”

E aí deixe as informações ‘úteis’, como a conta bancária ou as sugestões de donativos, os endereços de entrega (casa dos noivos e da própria instuição).

Em outros eventos, como chás e aniversários, é mais fácil pedir os donativos ‘físicos’, porque as pessoas podem chegar com o presente na mão.

DICAS PARA DE COMO ESCOLHER UMA INSTITUIÇÃO SÉRIA PARA AJUDAR

1. Pensem em uma causa com a qual vocês se solidarizem. Idosos, portadores de deficiências, crianças, meio ambiente, resgate de animais, combate à fome, etc.

2. Escolham uma instituição e procurem mais informações sobre ela. Vocês podem visitar o site e rede social ou, caso seja uma instituição local, fazer uma visita para conhecer de perto o trabalho realizado lá.

3. Verifiquem quais são as formas de contribuição aceitas pela instituição. Enquanto algumas aceitam doações de qualquer valor, outras trabalham apenas com o sistema de adoção ou apadrinhamento, o que implica em uma contribuição mensal de longa duração.

4. Como as doações serão feitas pelos convidados como forma de presentear os noivos, o ideal é que seja algo fácil como um depósito anônimo em conta. Instituições que exigem cadastro, por mais bem intencionadas que sejam, podem acabar causando aborrecimentos para os convidados depois.

5. Se a instituição com a qual vocês simpatizaram exige cadastro ou quantia fixa mensal, conversem com o responsável e peçam que abram uma exceção. Eles certamente não irão recusar.

6. Como neste caso é permitido pedir explicitamente, segue abaixo um modelo de texto para um cartão anexo ao convite. Caso a instituição tenha um site, incluam também o endereço para que os convidados conheçam o trabalho e saibam com o que estão contribuindo.

Nós não fizemos lista, mas caso queira oferecer um presente, ficaremos muito felizes com a sua contribuição para:

Banco xxxx Agência nº Conta Corrente nº

7. Não peçam comprovantes de depósito. A contribuição deve ser espontânea e no valor que cada um achar conveniente. Caso o convidado entregue o comprovante a vocês, agradeçam com alegria!

SUGESTÕES DE INSTITUIÇÕES SÉRIAS PARA AJUDAR

Aqui estão 8 instituições sérias que precisam de recursos e que fazem um trabalho belíssimo e de extrema importância para a nossa sociedade.

Todas as instituições listadas abaixo aceitam contribuições únicas e anônimas através de depósito em conta, sem que seja necessário fornecer dados pessoais ou manter a ajuda a longo prazo. Existem muitas outras que não estão listadas aqui, mas que vocês poderão encontrar com facilidade na Internet ou na própria cidade onde moram.

♥ INSTITUTO CASA VIVA - Desenvolve projetos educacionais, esportivos e profissionalizantes para cerca de 500 famílias da comunidade Vila João Lopes e adjacências de Jardim Sulacap, Rio de Janeiro. LINK

INSTITUTO IDE - Inclusão e desenvolvimento pelo esporte, busca resgatar a dignidade dos moradores de Jardim Gramacho, bairro do município de Duque de Caxias - RJ. Neste local, encontra-se o esquecido “Lixão”, lugar onde milhares de pessoas abandonadas vivem em condições sub-humanas. LINK

♥ CASA DE LÁZARO - Albergue em Campo Grande, RJ para adultos em situação de rua. LINK

♥CASA SEMENTE - Promove o desenvolvimento e reinserção social da comunidade no entorno do desativado Aterro Sanitário de Jardim Gramacho em Duque de Caxias - RJ. LINK

♥ AMOR EM AÇÃO - Serve os que sofrem na vida por privações impostas oferecendo oportunidades de promoção humanitária e ministrando o amor através do convívio cotidiano com a comunidade no entorno do antigo Aterro Sanitário de Jardim Gramacho em Duque de Caxias - RJ. LINK

♥PROJETO FUT VIDA - Escolinha de futebol que oferece a oportunidade de aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social das crianças e adolescentes de Cosmos - Rio de Janeiro. LINK

♥ MISSÃO MANARI - Construção de casas, doação de água, distribuição de cestas básicas e promoção de muitos atos de dignidade para pessoas que vivem em Manari, uma cidade no sertão de Pernambuco com um dos piores IDH do Brasil. LINK

♥ GRUPO CAUSAS - Trabalha para despertar e incentivar pessoas ao envolvimento voluntário em questões socioambientais e busca, através da gestão orientada a projetos e processos, fazer da ação social uma intervenção organizada, contribuindo com os projetos sociais aos quais atende. LINK

Fica o nosso desejo de que muitos casais possam ajudar quem precisa! ♥

 

E então? Gostou do post? Então compartilhe com os amigos e amigos! Você também pode assinar o nosso blog para receber mais novidades sobre o mundo das noivas e casamentos. Clique AQUI e assine.

#casamentosolidario #presentedecasamento #listadecasamento #listadecasamentoleader #presentesdecasamento #itensdalistadecasamento #dicasparapresentesdecasamento #dicaparapresentesdecasamento #dicasparanoivas #dicasparanoivos #presenteparanoivos #doações #projetossociais #projetosocial #instituiçãodecaridade #institutocasaviva #ibb #igrejabatistabetania #causas #institutoide #amoremação #casasemente #jardimgramacho #casaamarelajardimgramacho #futvidarjcosmos #casadelazaro #missãomanari #manaripernambuco #sertãodepernambuco #IDEjardimgramacho #amoraoproximo #fotografiadecasamento #fotografodecasamento #fotografiadecasamentorj #fotografiadecasamentoriodejaneiro #fotografodecasamentoriodejaneiro #fotografodecasamentorj #fotografodecasamentobarradatijuca #casamento #casalsolidario #noivossolidarios #noivasolidaria #casamentos #noivos #blogdenoivas #blogdecasamento #dicasparanoivinhas #noivinha #noivarj #voucasar #noivei

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
fotografo-de-casamento-barra-da-tijuca.j
bottom of page