• William Rosa

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE BOOK FOTOGRÁFICO, ENSAIO E ÁLBUM?


Muitas pessoas desconhecem a diferença entre book, ensaio e álbum. Recebemos diversos casais que nos procuram para fazer um “book”, se referindo na verdade ao ensaio fotográfico. Para ajudar você a diferenciar estes serviços e produtos na hora de conversar com um fotógrafo, criamos este post. Aproveite! :)

O QUE É UM BOOK FOTOGRÁFICO?

O book é um conjunto de lâminas (fotos impressas em folhas individuais), colocadas em uma pasta (catálogo/portfólio). Este book ainda é utilizado em agências de modelos e publicidade. Este também é aquele antigo “albinho” em tamanho 10x15cm onde costumávamos guardar nossas fotos, após revelarmos os filmes que fazíamos com nossas câmeras analógicas. Era como um “catálogo” com plásticos em tamanho 10x15, e nós (ou nossos pais) colocávamos nossas fotos reveladas ali. Sentiu nostalgia?

O QUE É UM ENSAIO FOTOGRÁFICO?

Na literatura, ensaio é um texto breve, situado entre o poético e o didático, onde o autor expõe suas ideias, críticas e reflexões pessoais a respeito de um tema, com base em seu conhecimento e subjetividade, sendo ainda menos formal e mais flexível que textos puramente técnicos.

Uma vez que o autor imprime sua subjetividade e seus conhecimentos no texto, é fácil entender que autores teriam abordagens diferentes a respeito de um tema proposto.

Podemos pensar de forma semelhante ao falar de fotografia. Nem todo fotógrafo trabalha da mesma maneira. Na fotografia, assim como na literatura, o fotógrafo também escreve. Porém, o faz com luz. Fotografar é escrever com luz.

E assim como um escritor faria um texto diferente de outro, o olhar de um fotógrafo será diferente do outro, ainda que tenham o mesmo conhecimento técnico.

Do ensaio com Ana e Bruno. Veja o ensaio AQUI.

Um ensaio fotográfico será uma sessão de fotos realizada por um fotógrafo, onde o mesmo imprimirá ou, manifestará através das fotos, seu conhecimento e subjetividade.

Além disso, falando de forma mais simples, o ensaio fotográfico é um trabalho fotográfico realizado dentro de um período de tempo. Esta sessão de fotos pode ser de paisagens, objetos, pessoas, etc.

O ensaio pode ser para registrar um momento ou data especial, para mostrar beleza, elevar autoestima, apresentar um produto, ou por qualquer outro motivo que mereça ser registrado. Assim, também podemos contar uma história por meio do ensaio fotográfico e perpetuar este momento.

Do ensaio com Loiane e Leonardo. Veja o ensaio AQUI.

Do ensaio com Tainah e Marcos. Veja o ensaio AQUI.

O QUE É UM ÁLBUM FOTOGRÁFICO?

No passado o retrato era um gênero da pintura, com o objetivo de representar a aparência visual de um indivíduo, em geral um ser humano, embora também. Os pintores retratistas trabalhavam por encomenda, tanto de pessoas públicas quanto de particulares, oferecendo não o quadro em si, mas lembrança da pessoa retratada.

É possível falar de um período ainda mais antigo, pois é provável que os retratos ou, suas origens se encontrem em tempos pré-históricos. Na arte das antigas civilizações são conhecidas inúmeras representações de governantes e deuses, ainda que os representassem de forma estilizada e não em sua autêntica fisionomia.

De maneira geral, este não era um serviço acessível. Em grande parte, os retratados eram os ricos e poderosos. Com o tempo difundiu-se entre a classe média a encomenda de retratos pelas famílias e colegas. Ainda atualmente, persiste a pintura de retrato como encomenda de governos, corporações, associações ou indivíduos.

A pintura de reis por exemplo, era muito mais do que um retrato do rei. Era repleta de símbolos e de elementos decorativos, intencionalmente inseridos pelo pintor, para exaltar o poder e a soberania real e reforçar a legitimidade do monarca. E isso era transmitido para as gerações futuras.

Ao longo da história, surgiu a fotografia (simplificando muito todos os acontecimentos), que veio a "substituir" a pintura dos retratos. Agora, estes eram feitos fotograficamente. Inicialmente, somente ricos e poderosos tinham acesso à fotografia (como famílias reais). Com o passar do tempo, a fotografia se popularizou e se tornou acessível, como é atualmente (simplificando ainda mais todos os avanços tecnológicos e períodos históricos).

Hoje, a fotografia ainda mantém o seu conceito de preservar a memória de pessoas, famílias, civilizações e lugares. Uma forma de agrupar as fotografias em um lugar para revisitá-las é através de um álbum.

Hoje existem 2 tipos de álbuns:

1: Álbum com fotografias impressas (“reveladas”)

Este tipo de álbum é utilizado até hoje por alguns fotógrafos. É feito com fotos “reveladas” e ampliadas em papel fotográfico, geralmente colocado 2 fotos: uma de costas para a outra, dentro de um “plástico" (falamos sobre ele no início do post) de forma que represente uma página.

2: Álbum Digital

O álbum digital “Encadernado” é o mais comum para as noivas. Suas páginas são impressas em um processo químico que garante uma excelente qualidade, além de ser montado manualmente; agregando maior valor ao álbum.

Assim, o álbum é um conjunto de fotografias que, agrupadas, contam histórias. Cada momento, cada sorriso, cada toque captado tem um valor imenso e, através do álbum fotográfico narramos nossa existência. Dos momentos marcantes ou registro do dia a dia, em um álbum colecionamos memórias e através delas nossas futuras gerações conhecerão suas origens, assim como tivemos a oportunidade de conhecer a nossa, graças aos antigos álbuns com fotos coladas por nossas avós.

Por isso os álbuns emocionam tanto e têm um valor sentimental tão grande! E com o passar do tempo, se tornarão ainda mais valiosos, até o ponto em que nenhum valor financeiro seja comparável ao valor que o álbum terá para a família.

Mas por incrível que pareça, apesar de toda a facilidade de acesso à tecnologia de impressão de qualidade e com custos muito mais viáveis atualmente, muitos deixam suas fotos apenas em HDs, CDs e Pendrives, esquecidos em gavetas, perdendo assim o hábito gostoso de se reunir em torno de um álbum ou de uma caixa cheia de fotos para recordar momentos bacanas e reviver histórias.

Veja também: O QUE EU PERGUNTARIA AO POSSÍVEL FOTÓGRAFO DO MEU CASAMENTO

Ensaio fotográfico lifestyle de casal

Veja também:

Tendências da fotografia de casamento que você precisa saber!

Quem que você NÃO precisa convidar para seu casamento, se você não quiser!

Fotos com celular na cerimônia, evite desastres no seu casamento.

O QUE EU PERGUNTARIA AO POSSÍVEL FOTÓGRAFO DO MEU CASAMENTO

 

E então? Gostou do post? Compartilhe!

#madrinhadecasamento #vestidodecasamento #vestidodenoiva2019 #vestidos #vestidodenoivaparafrio #caimentodovestidodenoiva #noivadesemijoias #noivinha2018 #noivinhariodejaneiro #noivinha2019 #noivinha2018 #noivinha2020 #dicasparanoivinhas #noivinhas #noivinhafeliz #noivinha #dicasparacasais #dicasparanoivos #dicasdeouroparacasamentoemsitio #dicasdecasamento #dicasparanoiva #dicasparanoivas #fotoefilmagemdecasamentoriodejaneiro #ensaiodecasal #albumdecasal #decoraçãodecasaseapartamentos #decorandocomflores #decora #decoração #decoraçãoparanoivos #fotografodecasamento #fotografodecasamentoriodejaneiro #fotografodecasamentobarradatijuca #fotografodecasamentorj #fotografiadecasamentoriodejaneiro #fotografiadecasamentorj #fotografiadecasamentobarradatijuca #fotografodecasamentoniteroi #fotografodecasamentoangradosreis #fotografodecasamentopetropolis #fotografodecasamentoregiãodoslagos #fotografiaefilmagemriodejaneiro #fotografiaefilmagemdecasamentoriodejaneiri #fotografiaefilmagemdecasamentorj #fotografiaefilmagemdecasamentobarradatijuca #fotografialifestyle #ensaiolifestyle #ensaiofotográficoemcasa #preweddingemcasa #reallife #ensaiodecasallifestyle #bookfotográfico #ensaiofotográfico #álbumfotográfico

132 visualizações0 comentário
fotografo-de-casamento-barra-da-tijuca.j